Quando pensamos no uso de novas tecnologias no contexto educacional muitos questionamentos podem surgir. Mais recentemente, fomos apresentados a uma dessas tecnologias e podemos observar que em um curto espaço de tempo ela tem sido usada de forma intensa por alunos e professores: a Inteligência Artificial.
Hoje existem inúmeros aplicativos e plataformas direcionados à educação que utilizam a IA. Contudo, a pergunta que fica é a seguinte: A utilização da Inteligência Artificial está obedecendo critérios éticos?
Muitas dessas novas tecnologias deveriam ser utilizadas apenas como ferramentas, ou seja, instrumentos que vão auxiliar alunos e professores na execução de suas tarefas. No entanto, navegando pela internet, podemos encontrar facilmente muitas pessoas atribuindo à essas ferramentas, especialmente as que envolvem IA, funções como "fazer o seu TCC", "fazer o seu artigo", "resumir a aula síncrona que você precisa assistir", entre outras colocações neste mesmo sentido.
Veja bem, não estou dizendo aqui que as novas ferramentas com IA não podem ajudar em todos esses processos, elas podem e existem maneiras de se fazer isso da melhor maneira possível. O problema é o tom que algumas pessoas estão adotando como se não fosse mais necessário empregar esforço e dedicação em uma tarefa, principalmente a de pensar criticamente, pois agora um "robô" faz tudo por nós.
Isso sem mencionar outros cuidados que devemos ter ao incorporar o uso da IA ao cotidiano de nosso contexto educacional, como por exemplo, cuidar para que o seu uso não aumente ainda mais os abismos sociais já existentes em nossa sociedade, que ela não seja usada para difundir preconceitos, esteriótipos e discursos de ódio, que ela seja inclusiva e não excludente e que ela estimule a autonomia e o pensamento crítico dos alunos.
Por isso, estão reunidas no Padlet abaixo algumas informações a respeito do uso ético desta tecnologia e também alguns exemplos de como usar e como não usar a IA. Organismos internacionais como Unesco, ONU, e Comissão Européia, como se pode verificar no documento anexado ao mural "Orientações éticas para educadores sobre a utilização de inteligência artificial (IA) e dados no ensino e na aprendizagem", já estão elaborando parâmetros éticos para utilizá-la.
O trabalho de inclusão da IA no âmbito educacional de maneira ética cabe a nós, educadores. É um novo desafio, mais um, mas é necessário que estejamos atentos e atualizados sobre este tema, porque as novas tecnologias chegaram para ficar e, se soubermos como utilizá-las, podem ser grandes aliadas na grande tarefa que todos nós temos: formar cidadãos conscientes e éticos que farão a diferença em nossa sociedade.
Comments